Rotary Club de Passo Fundo realiza Campanha Mundial de Hepatite Zero no Bourbon Shopping

Postado em: 27 de Julho de 2019 por Rotary Club de Passo Fundo

O Rotary Club de Passo Fundo promoveu a realização de testes gratuitos para diagnóstico da Hepatite Viral do tipo C, neste sábado, no Hipermercado Bourbon Passo Fundo. O evento está inserido no calendário da Semana Hepatite Zero, em diversas partes do mundo. A atividade resulta de uma parceria com a Associação Brasileira de Portadores de Hepatite - ABPH com Rotary Clubs de todo o país. Na ocasião, 120 pessoas (com ênfase em maiores de 40 anos de idade) foram convidadas a realizar gratuitamente o teste, cujo resultado pôde ser conferido em poucos minutos. Uma pessoa, com resultado positivo, foi acolhida por profissional especializado, informada sobre as providências a serem tomadas e encaminhada a acompanhamento junto à Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite (ABPH).

Embora a Hepatite C possa causar evolução para situações graves, como cirrose hepática e até câncer, atualmente a enfermidade possui tratamento e é curável, principalmente se diagnosticada no início.

A ação no Município de Passo Fundo decorre do Projeto Mundial de Erradicação da Hepatite, idealizado pela ABPH, a qual tem no Rotary International um parceiro para atingir seus objetivos. Juntas, essas organizações formam um Grupo de Ação Rotária (RAG) contra a hepatite. Desde a primeira leva, em julho de 2016, o Rotary Club de Passo Fundo já realizou cerca de 1500 testes na cidade. Esta edição contou com a parceria da Farmácia Panvel, que esteve junto com os rotarianos, pela manhã, oferecendo testes gratuitos de diabetes e aferição de pressão arterial. Os jovens do Rotaract Club de Passo Fundo, também estiveram presentes, prestando auxílio essencial ao clube padrinho, inclusive na realizando dos testes.

É possível conhecer mais sobre o projeto Hepatite Zero acessando a página http://www.hepatitezero.com.br na internet.